São os procedimentos utilizados na investigação das queixas de tontura, vertigem, desequilíbrio, zumbido, nas crises labirínticas, popularmente chamadas de labirintites.
Testes que avaliam a postura estática e dinâmica, ou seja corpo parado e em movimento.
Testes que avaliam coordenação de movimentos e função cerebelar.
Avaliação do sistema visual de perseguição e do sistema oculomotor no controle dos movimentos lentos de perseguição dos olhos , e realiza também a avaliação, específica para investigação de VPPB ( Vertigem Postural Paroxística Benigna )
Avalia a função vestibular através de estímulos visuais e calóricos.
Testes que avaliam o funcionamento do nervo vestibulococlear.
Registro das reações do paciente com relação a estímulos posicionais, visuais e calóricos, através da analise de respostas obtidas por eletrodos que são colocados em pontos específicos da face do paciente. Não há nenhum tipo de medicação ou sedação durante o exame. Os estímulos visuais são apresentados através de uma barra de leds, luzes as quais o paciente deverá acompanhar de acordo com cada prova executada e solicitada pelo avaliador. Os estímulos calóricos são realizados através da insuflação de uma certa quantidade de ar nas temperaturas quente e fria (42 e 18 graus C), em cada orelha, em sequência específica de estímulos. Os resultados poderão indicar normalidade da função vestibular, uma disfunção vestibular ou labiríntica e/ou sinais de alterações vestibulares de origem central neurológica. |
|