Potencial Evocado Auditivo Tronco Encefálico

Potencial Evocado Auditivo Tronco Encefálico

É um exame indolor e objetivo. Porém, requer a colaboração do paciente, que
precisa estar dormindo ou então bem relaxado.

O que é Potencial Evocado Auditivo Tronco Encefálico?

O exame Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) também conhecido como BERA pode ser solicitado sempre que for necessário avaliar a integridade do nervo auditivo e/ou obter os limiares auditivos. Assim para sua realização é recomendável os seguintes procedimentos:

É um exame indolor e objetivo. Porém, requer a colaboração do paciente, que precisa estar dormindo ou então bem relaxado. Pode ser realizado desde em recém-nascidos até idosos

Os potenciais evocados auditivos são produzidos através de um estímulo sonoro apresentado em fones auditivos e são captados através de eletrodos superficiais distribuídos na testa e nas mastoides.

O estímulo auditivo apresentado, inicialmente, é conhecido como “click” e além de nos fornecer informações sobre a integridade do nervo, fornece o limiar auditivo aproximado, nas frequências de 2000 a 4000 Hz. Também é possivel, dentre outros estímulos, utilizar o Tone Burst, que pode ser usado para definir os limiares, de maneira isolada, nas frequências de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz.

Principais indicações clínicas:

Cuidados para a realização do exame: