Exame de Actigrafia Domiciliar
Monitora e avalia o ciclo vigília - sono na rotina diária.
Exames do Sono
O que é Exame de Actigrafia Domiciliar?
Actigrafia é a medida do movimento de um indivíduo, tipicamente usando um dispositivo similar a um relógio de pulso. O actígrafo converte movimento mecânico em um sinal eletrônico que é amostrado várias vezes por segundo e então, mostrado em formato de gráfico.
A informação do actígrafo são baixados para um computador, e um programa então pontua o tempo acordado contra o tempo sem atividade (dormindo). A informação é organizada entre 30 ou 60 segundos de períodos de acordado, ou adormecido, baseando na informação de que o paciente se move muito mais acordado que dormindo.
Alguns modelos de actigrafia também conseguem medir ruídos, luz ambiente e temperatura corporal, e também moviam eventos diferenciados para trazer mais informações para o especialista o sono. O paciente usa o dispositivo no pulso ou no tornozelo por vários dias e desta forma, uma avaliação do padrão de sono — vigília durante 24 horas do paciente será obtida.
Variáveis Neurofisiológicas:
Actigrafia é útil na avaliação de aspectos específicos de problemas no ritmo circadiano e EDS (Sonolência Excessiva Diurna).
- Actigrafia pode ser usada para estudar o sono em adultos normais saudáveis, como em um campo de pesquisa.
- Para desordens do ritmo circadiano e insônia, a actigrafia pode ser usada para acessar mais objetivamente o sono do paciente e seus padrões, assim como resposta ao tratamento.
- Actigrafia também é de ajuda na avaliação de distúrbios do sono do paciente relacionados com a jornada de trabalho, especialmente com o actigrafo que consegue medir a quantidade e duração de exposição à luz ambiente.
- Actigrafia consegue documentar, num período de 2 semanas antes de um teste de PSG/MSLT para hipersonia, o ciclo vigília-sono, reforçando dados subjetivos do registro de sono relatados.
- No geral, actigrafia é uma ferramenta muito útil em avaliar pacientes com problemas de insônia, sono agitado, sono insuficiente, anormalidades circadianas e EDS. Enquanto actigrafia sozinha não pode ser usada para realizar diagnósticos, usando a informação reunida da actigrafia juntamente com registro de sono, registros do paciente e outras informações clinicas, formam um caminho importante para diagnostico de desordens do ritmo circadiano e outros distúrbios do sono.