Polissonografia no Laboratório do Sono

Polissonografia no Laboratório do Sono

Exame padrão-ouro para avaliar todas as variáveis neurofisiológicas e cardiorrespiratórias do sono.

O que é Polissonografia?

É a ferramenta essencial para avaliação e diagnóstico dos problemas relacionados ao sono como: Insônia, Síndrome da Apnéia Obstrutiva e Central do Sono, Narcolepsia, Parassônias (Sonilóquios, Sonambulismo, Terror Noturno, Bruxismo), Movimentos Periódicos dos Membros, Síndrome das Pernas Inquietas, Epilepsia Noturna, Fibromialgia, Distúrbios Cardiológicos relacionados ao Sono e outros. Deve ser realizado durante a noite inteira apresentando resultados fidedignos e confiáveis.

Este exame consiste no registro de noite inteira, avaliando-se múltiplos parâmetros fisiológicos:

Variáveis Neurofisiológicas:

Eletroencefalografia, eletrooculografia, eletromiografia da região submentoniana: para avaliação dos estágios do sono. Eletromiografia do músculo tibial anterior e outros músculos para diagnósticos de movimento periódico durante o sono.

Embora não seja rotina, qualquer outro músculo pode ser avaliado, conforme necessidade, por exemplo, o masseter para investigação de bruxismo.

Variáveis Cardiorespiratórias:

Respiração – monitorização, durante o sono, para a investigação de distúrbios respiratórios, registrando o fluxo de ar naso-oral e o esforço toraco-abdominal feito pelo paciente ao respirar. Eletrocardiograma – realizado, durante o sono, para detectar e caracterizar alterações do ritmo e freqüência cardíaca.

Oximetria de Pulso – avaliação contínua, não invasiva, da saturação de oxigênio do sangue arterial. Registro Simultâneo do Ronco, através do uso de microfone, e Registro da Posição Corpórea.

Também são utilizadas câmeras de vídeo para registro de comportamentos anormais durante o sono, quando realizado no laboratório de sono.

Saiba como é realizado o Exame de Vídeo Polissonografia

O exame é realizado em suítes que oferecem conforto, segurança e muita privacidade aos pacientes. Sensores e eletrodos são posicionados em locais padronizados no corpo do paciente (nenhum invasivo, só de superfície), através dos quais é feito o monitoramento dos múltiplos parâmetros fisiológicos já descritos, de modo a permitir a avaliação de qualquer distúrbio que venha ocorrer durante a noite de sono.

Nestes quartos há câmeras de vídeo com sistema infravermelho (que permite visualização no escuro), para ser feita a monitoração do paciente e do seu comportamento durante o sono, através de um monitor que fica na central de registro, sob supervisão de uma técnica de polissonografia com formação também em auxiliar de enfermagem, que acompanha o exame através do computador e do monitor de vídeo.

Existe também um sistema de transmissão de som, do quarto do paciente para a central de registro, possibilitando a identificação de roncos, ruídos e sonilóquios do paciente e permitindo a intercomunicação rápida e eficiente entre o paciente e a técnica, facilitando a calibração biológica e também o atendimento das necessidades do paciente.

O laboratório possui ainda unidades de pressão positiva contínua em vias aéreas (cpap), de pressão positiva em dois níveis (bipap) e de pressão positiva variável (autocpap), com controle remoto de cabo longo, para que o ajuste pressórico seja feito à distância, fora do quarto de dormir. Isso quando for realizado o examede video-polissonografia para titulação do cpap indicado pelo médico no tratamento da Síndrome da Apnéia/Hipopnéia Obstrutiva do Sono.

Posteriormente, o exame é avaliado pelo Médico Neurologista, Neurofisiologista e especialista em Medicina do Sono Dr. Marcílio Delmondes Gomes.
Ps. O estudo do sono (laudo e fita de vídeo ou DVD) será entregue ao paciente ou a seu médico; e caso outros procedimentos sejam necessários para melhor esclarecimento, diagnóstico e avaliação do tratamento (como videopolissonografia de seguimento ou para titulação do cpap), o médico responsável pela Clínica de Neurologia e Distúrbios do Sono estará à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.