Polissonografia no Laboratório do Sono
Explorando a Conexão Entre Atividade Elétrica Cerebral e Expressões Faciais: Uma Jornada Detalhada
através da Polissonografia no Laboratório do Sono.
Exames do Sono
O que é Polissonografia?
É a ferramenta essencial para avaliação e diagnóstico dos problemas relacionados ao sono como: Insônia, Síndrome da Apnéia Obstrutiva e Central do Sono, Narcolepsia, Parassônias (Sonilóquios, Sonambulismo, Terror Noturno, Bruxismo), Movimentos Periódicos dos Membros, Síndrome das Pernas Inquietas, Epilepsia Noturna, Fibromialgia, Distúrbios Cardiológicos relacionados ao Sono e outros. Deve ser realizado durante a noite inteira apresentando resultados fidedignos e confiáveis.
Este exame consiste no registro de noite inteira, avaliando-se múltiplos parâmetros fisiológicos:
Variáveis Neurofisiológicas:
Eletroencefalografia, eletrooculografia, eletromiografia da região submentoniana: para avaliação dos estágios do sono. Eletromiografia do músculo tibial anterior e outros músculos para diagnósticos de movimento periódico durante o sono.
Embora não seja rotina, qualquer outro músculo pode ser avaliado, conforme necessidade, por exemplo, o masseter para investigação de bruxismo.
Variáveis Cardiorespiratórias:
Respiração – monitorização, durante o sono, para a investigação de distúrbios respiratórios, registrando o fluxo de ar naso-oral e o esforço toraco-abdominal feito pelo paciente ao respirar. Eletrocardiograma – realizado, durante o sono, para detectar e caracterizar alterações do ritmo e freqüência cardíaca.
Oximetria de Pulso – avaliação contínua, não invasiva, da saturação de oxigênio do sangue arterial. Registro Simultâneo do Ronco, através do uso de microfone, e Registro da Posição Corpórea.
Também são utilizadas câmeras de vídeo para registro de comportamentos anormais durante o sono, quando realizado no laboratório de sono.